- Ano: 2013
-
Fotografias:Conor Quinn, Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na margem de Pearl Beach, uma área onde a vegetação encontra a costa, a Casa Block é uma fuga isolada concebida para responder ao seu entorno. Pearl Beach é formado por duas costas e sua vegetação é principalmente composta por eucaliptos e uma floresta tropical a oeste. Contextualmente a casa relaciona-se com as rochas de arenito e cavernas circundantes, além das grandes ondas na praia, que por sua vez influenciam a forma e materialidade do edifício.
O pátio interno é formado por duas asas, proporcionando um invólucro externo protegido contra os ventos fortes do oceano. O pátio funciona não só como um santuário privado para uso recreativo, mas permite a ventilação constante e acesso controlado do sol em todos os espaços da casa. A planta dos dormitórios em forma de L permite o movimento entre os espaços interiores e exteriores para permanecer desobstruída.
Elementos brutos e pesados homenageiam as falésias e grutas da região. Uma paleta simples de materiais que requerem pouca manutenção e acabamentos, juntamente com a precisão no detalhamento, criam a sensibilidade da estrutura.
A fachada em camadas gera a transparência da casa onde as conexões visuais e físicas são estabelecidas para as características em torno do local. Além disso, venezianas de correr de madeira e janelas e portas deslizantes permitem espaços flexíveis, borrando a demarcação entre o interior e o exterior.
A Casa Block adere a vários princípios de design sustentável, incluindo refrigeração e aquecimento passivo, persianas de madeira externas, ventilação no subsolo, aquecimento e resfriamento geotérmico, a captação de água da chuva, painéis solares e claraboias cuidadosamente posicionadas.
As persianas operáveis de madeira e os vidros duplos low-e fornecem proteção contra as variações das condições externas, e trabalham conjuntamente com os materiais para lidar com grandes amplitudes térmicas diurnas.
O resultado é uma sequência cuidadosa de espaços meticulosamente trabalhados, formando uma casa que celebra o ato de viver na praia.